O contributo da SIBS para o TARGET2-Securities
No final do mês de março, o sistema financeiro Português concluiu com sucesso a ligação ao TARGET2-Securities (T2S), a nova plataforma europeia para a liquidação de transações de títulos em euros.
O TARGET2-Securities veio facilitar a gestão de liquidez e de garantias na Europa e contribui para uma maior facilidade de acesso aos vários mercados europeus no sentido dos investidores. Além de tornar os mercados financeiros Europeus mais seguros, competitivos e eficientes, o T2S promove a disponibilidade de fontes mais diversificadas de financiamento à economia real.
Esta iniciativa, uma das mais relevantes implementadas pelo Banco Central Europeu, envolve cerca de 25 Bancos Centrais Nacionais, as respetivas Centrais Depositárias de Títulos (CSD) e mil Instituições Financeiras em toda a Europa.
A coordenação nacional foi assegurada pelo Banco de Portugal e pela Interbolsa (CSD nacional), envolvendo os principais bancos representados em Portugal e a SIBS, que disponibiliza a plataforma tecnológica de ligação ao TARGET2 e agora ao T2S (a aplicação de tesouraria AT2).
A SIBS deu o seu contributo através da entrega de uma solução inovadora a nível Europeu, com redução substancial de custos para o sistema bancário nacional, com a evolução e alargamento da cadeia de valor da AT2 (que assegura a integração plena com o TARGET2 + T2S) e pela gestão de um projeto tecnológico de elevada complexidade para cerca de 20 Bancos clientes.
O papel da SIBS foi fundamental para a concretização desta etapa do projeto global do T2S, podendo este modelo ser exportável para outros países cuja adesão ao T2S ocorre até setembro de 2017.